5 erros na prospecção de clientes

Olá amigos prospectadores, como estão os negócios? Esperamos que estejam prospectando muito e gerando ótimos negócios para suas empresas, nos informem sobre suas performances na prospecção.

Nosso post de hoje trata de alguns erros cometidos na hora de prospectar novos negócios, não queremos que alguns erros sejam repetidos, e sim que consigam aprimorar suas técnicas e consigam alavancar suas prospecções.

Sua empresa deve prestar bastante atenção nos erros que são cometidos na área de vendas por um simples motivo: eles fazem sua empresa deixar de ganhar dinheiro e se não forem diagnosticados rapidamente, podem gerar efeitos negativos por muito tempo. Digamos que no mínimo, um ciclo de vendas.

Sim, aquele lead que seu time comercial não converteu por algum erro bobo, vai demorar muito tempo para poder ser prospectado de novo!

Entendeu porque você deve diagnosticar rapidamente as falhas mais gritantes em seu processo comercial? Agora chega de enrolação e vamos lá!

Erro 1 – Não ter um processo de prospecção

Um vendedor não consegue gerar listas de contatos, qualificar o mailing, realizar ligações, sem ter um processo segmentado de prospecção, identificando seu mercado, conhecendo seu potencial cliente, crie um processo, utilize modelos de negócio que dão certo, como FBI.

Erro 2 – Acreditar que técnicas não funcionam

A principal técnica de um bom prospectador é a comunicação, vocês não precisam ser excelentes oradores, mas saibam que o tom e voz em uma ligação é extremamente importante.

Erro 3 – Ser afobado ao prospectar

Muitas vezes um lead precisa ser bem trabalhado e qualificado para gerar uma excelente prospecção, e na maioria das vezes, os prospectadores vão com tudo pra cima deles, e acabam realizando contatos frios, perdendo a chance de otimizar seus processos.

Erro 4 – Abrir mão do uso da tecnologia

Não se prospecta mais por correio e fax correto? A ferramenta de e-mail é muito importante hoje em dia, utilizem ferramentas como www.getsidekick.com, façam uso de um CRM que automatize suas rotinas.

Enfim, você pode ter uma Ferrari em sua empresa, mas não dirija ela igual um Fusca.

Erro 5 – Pensar que ter gestão não é importante

Hoje em dia as metodologias Scrum e Canvas estão remodelando negócios, dividindo equipes nas empresas e fazendo com quê o gestor seja um facilitador, uma pessoa que possa auxiliar nos resultados.

Infelizmente ainda existem empresas que que fazem uso do método antigo, onde o chefe manda e a equipe obedece, fazendo com quê o retornoseja menos efetivos.

Na prospecção não é diferente, sem gestão a equipe de vendas acaba se tornando TELEMARKETING, ou seja, possuem um script engessado, não usam tecnologia, e acabam realizando contatos frios.

Por isso planeje o dia, veja o quê foi feito no dia anterior, mensure resultados e sejam felizes prospectando.

Em sua empresa, quais os erros mais comuns?

Fonte: http://outboundmarketing.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *