Dicas para agendar reuniões por telefone

Sua equipe de prospectadores está preparada para agendar uma primeira reunião por telefone? Leia as dicas que trazemos para você no artigo a seguir e descubra.

Mesmo com o advento tecnológico e a utilização das mídias digitais em favor da prospecção corporativa de novos clientes, há quem não abra mão dos métodos mais tradicionais como o telefone e a visita, por exemplo. Você pode utilizar todos esses meios ao mesmo tempo, mas precisa saber que cada um tem suas peculiaridades.

Independente do meio pelo qual se faça, o primeiro contato com o prospect, se bem planejado estrategicamente, pode garantir uma boa oportunidade de negócio. Porém para que isso aconteça é preciso que a equipe responsável pela prospecção de clientes em sua empresa esteja preparada para tal.

Abaixo colocamos algumas dicas de como deve ser feito este primeiro contato:

  1. Planeje antes de ligar:busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa, identificando a pessoa correta e as principais necessidades potenciais que eles possam vivenciar.
  2. Fale com o responsável:não adianta tentar falar com o departamento de compras ou com o auxiliar do estagiário júnior recém contratado. Busque a alta-gerência e a diretoria.
  3. Criar atenção e interesse:o objetivo de sua ligação não é pedir uma reunião – quem deve fazer isso é o seu alvo! Lembre-se de que quem tem poder gosta de exercê-lo. Suas palavras devem criar o interesse necessário para que ele sinta desejo de conversar pessoalmente com você, reservando um espaço na agenda dele.
  4. Prepare um roteiro:você deverá referenciar a sua experiência com o cargo e a indústria de quem você estará ligando. Quais necessidades ele costuma enfrentar? Por que o telefonema tem alta prioridade para aquela pessoa? O que ele ganha com isso? Lembre-se de que, normalmente, você terá uns 20 segundos de atenção.
  5. Supere a objeção:Se o que você disser criar atenção e interesse, você conseguiu seu objetivo, caso contrário, parta para a próxima. Lembre-se que em vendas a rejeição não é pessoal. Mesmo porque, esta pessoa não te conhece o suficiente. Mantenha seu moral alto que o seu desempenho também se elevará.

Não ofereça nada, não fale de seu produto, serviço ou solução –, mas apenas dizer que conseguiu trazer resultados para outras pessoas ou empresas que trabalham no mesmo setor dela. O poder de uma referência é causar atenção e interesse nesta pessoa para a qual você ligou, provocando no mínimo uma reunião pessoal.

Boas prospecções a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *