Mudança de estratégia, posicionamento ou público-alvo impactam na prospecção

Ao longo dos anos, é normal uma empresa passar por muitas mudanças que impactam todos os setores que a compõem. Expansões, aquisições, mudanças no mercado, atualização de técnicas, realocação, mudança de pessoal, entre outros, são apenas alguns dos motivos que podem levar uma empresa a ter de se reinventar em algum ponto e rever suas estratégias de negócios.

No caso do setor de vendas, toda a mudança deve ser avaliada com cautela e planejamento adequado para que isso não cause prejuízos. Qualquer reformulação de produto, reposicionamento de marca ou alteração do público-alvo é um processo que pode levar tempo para se concretizar em novas vendas.

É muito importante que tudo seja acompanhado de perto pela área de prospecção, pois esta é uma etapa anterior à venda e tem relação direta com as estratégias de marketing. Uma das mudanças que, por consequência, mais demanda alterações na prospecção de vendas é o reposicionamento de marca, pois ele exige que a procura por novos clientes muitas vezes recomece do zero.

O reposicionamento de marca é quando uma empresa deseja mudar a imagem que os consumidores já construíram sobre ela. Ao criar uma nova identidade, a marca deve utilizar uma nova forma de comunicação que apresente todas as mudanças realizadas e seja focada em um público-alvo. Geralmente, o conceito de uma marca é perene e sua essência não muda tão facilmente. Já o posicionamento não precisa ser estático, é vantajoso que uma marca saiba se reinventar e acompanhe as mudanças no segmento no qual ela está inserida.

A necessidade de mudar pode vir de fatores internos e externos. Os motivos internos são aqueles impostos pela própria dinâmica da empresa, como uma fusão ou aquisição de outros negócios, entrada em novos mercados, mudanças no segmento de atuação, novas estratégias de produto para recuperar a lucratividade perdida, ou então uma mudança na proposta de valor da marca. Já os motivos externos fogem mais do controle da empresa e exigem que ela se adapte a eles, como mudança de comportamento dos consumidores, novas demandas por produtos, mudanças nas estratégias da concorrência ou novos players entrando no mercado, e ainda, as crises econômicas e instabilidades frequentes na economia.

Prospectar clientes é parte do planejamento das mudanças

As mudanças nos negócios nem sempre são previsíveis, mas um meio de obter mais controle é sempre contar com a antecipação. Por isso, o planejamento de mudanças importantes no setor de vendas da empresa deve sempre incluir uma boa estratégia de prospecção de novos clientes.

Não adianta muito investir em apenas uma parte do processo e esquecer que o planejamento de uma venda tem muito mais chances de dar certo se a prospecção for feita de antemão. Além disso, é importante ter em mente que muitas das alterações de posicionamento de uma marca irão necessitar de uma prospecção nova, especialmente se a ação incluir a procura por um novo público-alvo.

A Abreast é uma empresa especialista em prospecção de clientes e oferece um serviço de qualidade com resultados comprovados. Fazemos a pesquisa por você de forma eficiente, objetiva e segura, e entregamos ótimas oportunidades de negócios! Fique atento ao nosso blog escola de prospecção para mais dicas na área comercial. Se deseja saber mais sobre nossos serviços, não perca tempo, entre em contato!­­

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.