Prospecção é essencial à vida

Hand holding umbrella to protect money. Vector illustration for financial savings concept.

O mercado evoluiu e isso é um fato consumado, já sabemos que não se pode mais depender só de métodos de outbound antigos como banners, outdoors e panfletos. Como já foi dito aqui no nosso blog, Prospecção é vida e seu jeito de fazê-la evoluiu!

Há um porém que deixa qualquer organização que prospecta cabelos em pé, a qualificação desse lead. É preciso ter ciência de que quando se está trabalhando em seus prospects e leads, você tem que ter a essência da vida, a PERSISTÊNCIA.

Um prospectador/vendedor que não persiste é apenas um sonhador!

Aqui na Abreast trabalhamos com a persistência diariamente, principalmente para rebater algumas objeções encontradas como:

Em ligações:

·        Números Inválidos

·        Só chamam

·        Não pertencem

·        Não se encontra

·        Não pode falar

No e-mail:

·        E-mail inválidos

Na busca por informação:

·        Não se encontra site da empresa.

Qual nosso modo de agir?

Números inválidos e números que só chamam:

As principais barreiras enfrentadas quando se trabalha com cold call. A ação para fugir dessa barreira é fazer pesquisas mais rebuscadas através do uso de ferramentas disponíveis para busca como Google até outras soluções pagas.

Números não pertencem ao lead:

Quando o número não pertence o ideal é manter a postura e verificar se o contato é de alguma empresa de contabilidade, pois geralmente cai nelas e elas possuem informações sobre seu lead. Caso seja de residência a solução é desculpar-se e desligar.

Não se encontra:

Algumas ações devem ser tomadas para um próximo contato qualitativo. Verificar se há outro responsável, se não houver questionar o melhor horário de contato, buscar o e-mail da pessoa, até outro telefone direto deste responsável.

Não pode falar:

Pode ocorrer ainda uma falta de interesse inicial em ouvir sua mensagem e utilizando-se do feeling dessa call você pode se permitir perguntar de forma quase que retórica, “Pode falar no momento?!” .

Geralmente resposta é sim e tom da pessoa muda, pois não é todo mundo que pergunta isso e quase ninguém se preocupa com o tempo que ele tem em seu dia, a partir daí é caminho aberto para “discursar”.

Agora se ele não puder falar, vai receber bem sua pergunta e lhe dar mais atenção quando puder conversar em um segundo contato.

E-mail inválidos:

Quando o e-mail for inválido é necessário fazer nova call e ratificar a informação.

Se no ato na conversa o e-mail parecer incerto, pode-se atestar a veracidade através de um e-mail tester, como o mailtester.com.

Não se encontra site da empresa:

No processo de pesquisa de um lead geralmente por conta da falha na presença digital das organizações, fica difícil achar um site quando se procura no Google por exemplo. Outro motivo de não se encontrar sites de empresas é o fato de elas terem um nome fantasia totalmente diferente da sua razão social ou ainda por pertencer a um grupo de empresas com outro nome.

É uma dica bem simples, mas que poucas pessoas notam, podemos encontrar o site da empresa pelo domínio informado no e-mail. Exemplo, douglas@abreast.net.br, é só pegar o domínio e jogar no navegador, geralmente encontramos o site de cara, o mesmo site que não conseguimos achar antes.

Estas são algumas objeções enfrentadas por nós e que acredito que estejam presentes na rotina de diversos outros prospectadores espalhados pelo mercado.

Ahh! Que falta de educação a minha, prazer, sou Douglas J.P. Almeida, Assistente Comercial na Abreast Prospecção! Espero que tenham gostado da leitura.

Artigo escrito pelo nosso colaborador Douglas J.P. Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.